Brasil e EUA iniciam trabalhos de forum bilateral de energia
|
qui, 23 de mai 10:00 (há 2 dias)
| |
|
|
Governo realiza primeira reunião do USBEF Começa nesta quinta, 23, os trabalhos do Fórum de Energia Brasil-EUA (USBEF), mecanismo de cooperação bilateral anunciado pelo governo Bolsonaro após a viagem oficial do presidente aos EUA.
"Será o primeiro encontro das equipes técnicas do Brasil e dos Estados Unidos para tratar dos temas petróleo e gás e energia elétrica. Esses temas foram identificados pelo Ministro Bento Albuquerque e pelo Secretário de Energia Rick Perry como prioritários na agenda bilateral, quando da visita do Presidente Jair Bolsonaro a Washington/DC”, informou o MME.
-- A retomada do USBEF partiu do encontro entre Bento Albuquerque e Rick Perry, durante a CERA Week 2019, que ocorreu em março – antes da visita da comitiva presidencial ao país. Está prevista uma visita de Rick Perry ao Brasil ainda este ano.
Ministro ao vivo no Senado Bento Albuquerque está ao vivo no Senado Federal, na Comissão de Meio Ambiente (CMA), discutindo segurança de barragens. Assista aqui. E baixe a apresentação do ministro nesse link.
Combustíveis O Cade segue recebendo as contribuições do mercado de distribuição e refino de combustíveis na ação preparatório em que avalia se a Petrobras abusa de sua posição dominante no mercado. A ação surgiu de uma representação da Abicom.
-- Para a Ipiranga, o mercado de combustíveis líquidos no Brasil é dinâmico e competitivo, e a Petrobras, em geral, tem cumprido a sua política de paridade internacional de preços, sem impacto negativo no mercado. "Os mercados de combustíveis e de câmbio são muito voláteis, de forma que, em determinados momentos, o preço Petrobras pode se situar abaixo do PPI. No entanto, temos observado que, na média, o preço da Petrobras acompanha o critério de paridade internacional".
-- A Raízen, por sua vez, pediu sigilo da resposta em que avalia se a Petrobras não está cumprindo a PPI e se isso prejudica as suas operações. Mas afirma que "com a modernização da política de preços da Petrobras, se aproximando ao PPI, verificamos a entrada de agentes com experiência reconhecida em trading de combustíveis com o objetivo de atuar de forma integrada com a atividade de distribuição de combustíveis, o que entendemos ser um movimento natural e pró competitivo".
As ameaças para o setor seriam a descontinuidade da PPI, "as recentes ameaças representadas pela tentativa de intervenção do governo nos preços praticados pela Petrobras" e a "insegurança jurídica gerada pelas diversas propostas de mudança regulatória promovidas pela ANP" – fato que também inibe, na visão da Raízen, os investimentos em infraestrutura (dutos, portos, etc), "cruciais para a redução dos custos de movimentação de produtos e aumento da segurança e produtividade das operações".
-- Até aqui, 12 empresas responderam aos ofícios do Cade nessa ação preparatória. Com a resposta da Ipiranga, todas as maiores distribuidoras do país, que são clientes da Petrobras, já enviaram suas respostas. A própria Petrobras, contudo, enviou em resposta as questionamentos do Cade um pedido de indeferimento da ação.
-- Veja um resumo das distribuidoras e importadoras de menor porte e a posição da Petrobras.
Lei do Gás: consumidores pedem harmonia com estados e abertura a transportadores Em clima de rara sintonia entre setores envolvidos na Lei do Gás (PL 6407/2013), a Comissão de Minas e Energia da Câmara do Deputados realizou hoje a audiência sobre o texto. Enquanto os grandes consumidores defenderam diversidade de transportadores e harmonizações com setor elétrico e entre regras federais e dos estados, ANP defendeu que o novo modelo promova chamadas públicas anuais com oferta de capacidade de transportadores.
-- Veja em detalhes as posições de todos os agentes aqui
Alvopetro recebe autorização para construção de UPGN ANP autorizou ontem, em sua reunião de diretoria, a construção da UPGN do campo de Caburé, no Recôncavo. O projeto prevê a construção da unidade de processamento de gás, com capacidade para 500 mil m³/dia e 11 km de gasoduto para interligar os campos de Caburé, Caburé Leste e Cardeal Nordeste ao mercado baiano.
-- A expectativa é comercializar o gás para a distribuidora BahiaGás em 2020 – o projeto já conta com licença ambiental da Inema. O projeto fica em Mata de São João.
-- O contrato com a Bahiagás foi assinado em 2018 e a distribuidora prevê investimentos de R$ 679 milhões até 2022, sendo R$ 143,28 milhões este ano, em expansão da rede de distribuição. O acordo com a Alvopetro prevê o fornecimento de 150 mil m³/dia de gás, em contrato firme, e mais 350 mil m³/dia, em base interruptível.
CNPE aprova manifestação da Petrobras O MME publicou no DOU ontem, 23, em edição extraordinária, a ratificação da manifestação de interesse da Petrobras em exercer a preferência pela oferta de Búzios e Itapu no leilão de excedentes da cessão onerosa. Também aprovou a preferência para a 6ª rodada de partilha do pré-sal, em que a Petrobras manifestou interesse para Aram, Norte de Brava e Sudoeste de Sagitário. A companhia terá, no mínimo, 30% e vai operar os blocos.
Limite de enxofre ANP publicou hoje a resolução nº 789/2019, que reduz o limite máximo do teor de enxofre dos óleos combustíveis marítimos para as embarcações que não dispuserem de sistema de limpeza de gases de escape, alterando a resolução ANP n° 52/2010. É uma adequação à Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Marpol), da qual o Brasil é signatário.Veja a resolução no DOU.
1ª rodada offshore de Cuba A Unión Cuba Petróleo (CUPET), em parceria com a BGP, do grupo chinês CNPC, vai promover a rodada offshore de Cuba na conferência EAGE, em Londres, entre 3 e 6 de junho. Serão ofertados 24 blocos na 1ª rodada offshore na zona econômica exclusiva cubana do Golfo do México. Em 2017, a BGP levantou 26,9 km de símica 2D. Até o momento, poços perfurados na região não encontraram reservas comerciais. De acordo com a BGP, novos dados, em interpretações iniciais, indicam potencial de 10 bilhões de barris de óleo recuperáveis.
P-71 Após avaliação com ROV, a Petrobras constatou o naufrágio dois módulos de geração de energia da plataforma P-71, que estavam sendo transportados pela balsa Locar V, de Itajaí (SC) para o estaleiro Jurong Aracruz (ES). "Análises, preliminares, indicam que, ainda que ocorra a perda integral dos módulos, é possível mitigar o impacto do acidente na conclusão da obra de construção e montagem da unidade", informou a empresa à CVM. Leia mais aqui
Jogo rápido
-- Petrobras deixará posição majoritária na BR Distribuidora com nova oferta de ações
-- Relatora é favorável a projeto que anula decreto de privatização da Eletrobras
-- MME publicou no DOU a sistemática do leilão de energia nova A-4
-- Petrobras e Shell recebem aval da ANP para poços no pré-sal, em blocos das rodadas de partilha
-- Presidente Bolsonaro e Beto Albuquerque participam hoje da Inauguração da UHE Baixo Iguaçu, no Paraná
-- Enir Sebastião Mendes será o novo Diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME
-- Lilia Mascarenhas Sant'Agostinhofoi nomeada Secretária Adjunta da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME |
|
China aprova 20,7 GW em projetos de energia solar e eólica sem subsídios A China aprovou seu primeiro lote de projetos de energia eólica e solar sem subsídios, com empreendimentos que somam uma capacidade instalada total de 20,76 gigawatts, disse a agência de planejamento do país nesta quarta-feira. O movimento segue-se à promessa da China em janeiro de lançar uma série de projetos de energia sem subsídios neste ano, em meio a uma tentativa de enfrentar um acúmulo de atrasos no pagamento de incentivos e de aproveitar a forte queda dos custos de construção no setor. Reuters
CCEE e Aneel propõem regras mais rígidas para comercializadoras Os novos critérios para registro de comercializadoras de energia, que serão submetidos à audiência pública e discutidos para serem implementados a partir de 2020, devem valer também para as comercializadoras existentes, que terão prazo ainda a ser determinado para sua implementação. Valor
Temor de alta freia o debate sobre fim de preço diferente no gás O governo quer dar um sinal mais liberal para a atração de investimentos no setor de gás liquefeito de petróleo (GLP), mas ainda está reticente em acabar com os preços diferenciados do botijão de gás de 13 quilos. O produto, consumido por 98% das famílias brasileiras, é vendido pela Petrobras a preços mais baratos do que o mesmo gás comercializado para indústrias e comércio, por força de uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de 2005. Valor
Petrobras propõe a sindicatos congelamento de salários A Petrobras iniciou as negociações com os sindicatos sobre o acordo coletivo 2019/2020. Segundo documento divulgado pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ), a companhia retirou uma série de benefícios do acordo vigente e propôs manter os salários constantes nas tabelas salariais. Valor
Trabalhadores da Petrobras fazem greve geral em Montevidéu A capital uruguaia vive na manhã desta quarta-feira (22/4) uma greve geral em apoio aos trabalhadores da empresa MontevideoGas, subsidiária da Petrobras no país. A greve envolve diversos setores. As escolas públicas de ensino médio, por exemplo, não tiveram aulas no período da manhã e retomarão as atividades a partir das 13h.
Também aderiram à greve os trabalhadores da Federação de Funcionários da Saúde Pública e da Confederação de Organizações de Funcionários do Estado. Os trabalhadores da Associação de Bancários do Uruguai aderiram parcialmente a paralisação, com caixas fechados até as 13h30 em algumas agências da área metropolitana da cidade. Os professores do ensino fundamental, apesar de apoiarem a greve, mantiveram suas atividades. O transporte também seguiu sem alterações. A assessoria da Petrobras informou que as operações seguem normalmente. Época |
|
Presidente Jair Bolsonaro 09h00 Café da Manhã com Jornalistas Palácio do Planalto
10h00 Paulo Guedes, Ministro de Estado da Economia; Michael Manley, Presidente Mundial da FCA Fiat Chrysler Automobiles; John Elkann, Presidente do Conselho de Administração do Grupo FCA Fiat Chrysler Automobiles, e Antonio Filosa, Presidente da Fiat Chrysler Automobiles para América Latina Palácio do Planalto
11h15 Partida de Brasília/DF para Capanema/PR Base Aérea de Brasília
13h40 Chegada a Capanema/PR Capanema/PR
14h30 Cerimônia de Inauguração da usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu Capanema/PR
15h40 Partida de Capanema/PR para Brasília/DF Capanema/PR
18h10 Chegada a Brasília/DF Base Aérea de Brasília
Vice-presidente Hamilton Mourão Em viagem oficial à China |
|
Ministério de Minas e Energia
|
|
|
Ministro Bento Albuquerque 08h00 - Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal Local: Senado
14h00 - Inauguração da Usina Baixo Iguaçu Local: Rio Iguaçu/PR
Secretária-executiva Marisete Pereira Agenda não divulgada até o fechamento desta edição
Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis Márcio Félix Agenda não divulgada até o fechamento desta edição |
|
Ministro Paulo Guedes 10h00 Acompanha o presidente Jair Bolsonaro em audiência com Michael Manley, presidente mundial da Fiat Chrysler Local: Palácio do Planalto
13h15 Almoço com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e dirigentes empresariais Local: Sede da FIESP – São Paulo/SP
15h00 Posse do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfredo Cotait Neto Local: Clube Atlético Monte Líbano – São Paulo/SP
16h30 Reunião com o governador de São Paulo, João Doria Pauta: Programas Industriais do Estado de São Paulo Local: Gabinete Ministerial em São Paulo - SP
17h30 Reunião com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e dirigentes empresariais Pauta: Sistema S Local: Gabinete Ministerial em São Paulo – SP |
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário