segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Posted: 03 Feb 2020 12:24 PM PST
Ponha agrião da sua mesa
 Agrião, nome cientifico
Nasturtium officinale, é originário da Europa e cresce melhor em lugares e épocas frias. Suas folhas são arredondadas, de cor verde escura ou levemente arroxeada, tem um sabor único e levemente picante.
Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo teor calórico, fornecendo 22 calorias em cada 100 gramas. É rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de ferro, zinco cálcio e fibras. Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, processo de crescimento, saúde dos tecidos corporais e produção de glóbulos vermelhos.
É conhecido pela sua ação expectorante e por ser um vegetal crucífero contém antioxidantes, bioflavonóides e outras substâncias que combatem os radicais livres e protegem contra certos tipos de câncer, principalmente os do aparelho digestivo.
Na hora da compra escolha com cuidado e prefira os maços com folhas verde escuras, brilhantes, firmes, limpas, sem picadas de inseto, folhas amareladas e danificadas; os talos deves estar firmes. O agrião tem pouca durabilidade, portanto, compre apenas uma pequena quantidade e use rapidamente, quando não utilizar tudo, guarde-o bem fechado e limpo em saco plástico para alimentos na geladeira.
Pode ser preparado de diversas formas: cru em saladas; os talos podem ser usados em sopas, refogados, como recheios de suflês e omeletes ou em massas; também pode ser preparado como suco, misturado à frutas diversas. Porém, quando consumidos integralmente e na forma crua ou levemente cozidos no vapor conserva a maior parte de suas propriedades benéficas, pois o calor destrói boa parte das vitaminas e compostos ativos.
Receita: Sopa de Agrião
Ingredientes: 1 cebola picada
3 batatas picadas
1 maço de agrião picado
1 lt de caldo de frango ou água
Azeite para refogar
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo: refogue a cebola, acrescente a batata com o caldo e cozinhe até amolecer. Triture no liquidificador, adicione o agrião e ajuste o tempero.
Tempo de preparo: 30 minutos
Autor: Fabio Destefano de Souza Leite
Fonte: Ceasa Campinas


Blog Verde em Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário