A Quaresmeira – Tibouchina granulosa é uma árvore, pertence à família Melastomataceae, nativa do Brasil, perene, de porte pequeno a médio, de copa densa e encorpada podendo atingir de 8-12 metros de altura.
O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30-40 cm. A quaresmeira tem um período de vida de 60-70 anos.
Folhas em forma de lança estreita, verde-escuras, pubescentes, coriáceas, com nervuras longitudinais bem marcadas e margens inteiras.
Flores pentâmeras, simples, com até 5 cm de diâmetro, com estames longos e corola arroxeada, sendo que na variedade Kathleen estas se apresentam róseas. Surgem duas vezes por ano, de fevereiro a abril e de agosto a outubro e atraem beija-flores.
O nome popular Quaresmeira vem do florescimento no período da quaresma.
Frutos são secos em forma de taça, marrom, deiscente, com aproximadamente 1 cm de diâmetro, que ocorrem de abril a maio e de outubro a novembro. Apresentam grande número de pequenas sementes, que são dispersadas pelo vento.
Em paisagismo a Quaresmeira é usada em jardins, parques e praças, na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas.
O crescimento da raiz é pivotante e profundo, o que impede a quebra de calçadas e sistemas de água e esgoto quando bem espaçadas.
.
Cuidados com a Quaresmeira – Tibouchina granulosa
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical. Tolera o frio subtropical.
Deve ser cultivada a pleno sol.
Rústica não é exigente quanto ao solo, mas aprecia solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, profundo, drenável e irrigado regularmente no primeiro ano.
Recomenda-se fazer podas de limpeza removendo galhos secos e doentes. Preferindo uma árvore com porte arbustivo, fazer podas de formação e controle de crescimento.
Adubar no fim do inverno, usando adubo orgânico, enriquecido com farinha de osso e durante a primavera-verão, com NPK 4-14-8, seguindo orientação do fabricante. Sempre regue primeiro antes de fertilizar para evitar queimar as raízes.
Propagação
Multiplica-se por sementes, com baixa taxa de germinação, e por estaquia de ramos semi-lenhosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário