Casal é pioneiro na plantação de uvas em Içara
Da safra de 2018, a produção deve chegar a cinco mil quilos
Um casal da comunidade de Santa Cruz é pioneiro na plantação de uvas de mesa Niágara rosada em Içara. O agricultor Samuel Matiola e a bancária Tamires Souza cultivam o fruto há três anos. Da safra de 2018, a produção deve chegar a cinco mil quilos, mais que o dobro de 2017 onde colheram cerca de dois mil quilos.
Em um parreiral de encher os olhos com os suculentos cachos da fruta, os clientes podem colher a uva novinha direto do pé. A comercialização é efetuada na residência dos produtores e disponibilizada em outros locais conforme os pedidos. Experiente na produção de milho e feijão, o casal resolveu cultivar algo diferente incentivado por um amigo agrônomo e estão satisfeitos com o resultado. “O fruto está com bastante qualidade, bonito e saboroso. Estamos muito felizes”, pontua Tamires. Na produção familiar contam com a ajuda de parentes para a colheita que começou após o Natal e segue até a metade de janeiro.
Continua após anúncio
Fim do anúncio
Produção quase orgânica
Por ser uma terra nova na produção do fruto, ou seja, sem o vício de pragas comuns em regiões onde são cultivadas uvas há mais tempo, “usamos somente um repelente para a prevenção de insetos; e desta forma podemos dizer que as uvas são praticamente sem veneno”, explica o agricultor Samuel.
Colaboração: Maristela Benedet
Confira mais de Economia
Dólar
R$ 3,707
-0,22%
Euro
R$ 4,247
-0,07%
Atualizado em 09/01 às 10:32
Mais lidas
Nenhum comentário:
Postar um comentário