Paisagem invisível durante 40.000 anos “ressuscita” no Ártico

Universidade do Colorado
Uma paisagem ártica do Canadá, coberta por gelo durante mais de 40 mil anos, ressurgiu recentemente depois de passar vários milénios invisível. Segundo uma nova investigação da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, a região pode estar a enfrentar o século mais quente em 115 mil anos.
Para a investigação, a equipa recorreu à técnica de datação por radio-carbono de forma a determinar as idades das plantas recolhidas nas bordas de 30 capas de gelo [calotas] na Ilha de Baffin, a oeste da Gronelândia. A ilha sentiu um aumento significativo da temperatura nas nas últimas décadas, levando ao derretimento de gelo e trazendo à vista esta paisagem “escondida”.
“O Ártico está a aquecer-se duas a três vezes mais rápido do que o resto do globo, então, naturalmente, glaciares e calotas de gelo vão reagir mais rápido”, disse Simon Pendleton, principal autor do estudo, citado em comunicado.
Baffin é a quinta maior ilha do mundo, dominada por fiordes profundos separados por planaltos de alta elevação e baixo relevo. As finas camadas de gelo atuam como uma espécie de câmara frigorífica natural, preservando musgos e líquenes antigos na sua posição original de crescimento durante milénios.
“Viajamos até às margens de gelo em derretimento, recolhemos amostras de plantas recém-expostas e preservadas nessas paisagens antigas e procedemos então à datação por radio-carbono para ter uma noção de quando foi a última vez que o gelo avançou pela última vez neste local”, explicou na mesma nota.
“Como as plantas mortas são eficientemente removidas da paisagem, a idade das plantas enraizadas define a última vez em que os verões foram tão quentes, em média, quanto os do século passado”, esclareceu Pendleton.

Resultados

Em agosto, os investigadores recolheram 48 amostras de plantas e analisaram também o quartzo de cada local, de forma a melhor estabelecer a idade e a história da cobertura de gelo que cobria, até então, a paisagem.
Depois de as amostras terem sido processadas nos laboratórios da Universidade do Colorado e da Universidade da Califórnia em Irvine, também nos EUA, os cientistas descobriram que as plantas antigas recolhidas de todas as 30 calotas de gelo estiveram continuamente cobertas por gelo durante os últimos 40.000 anos, pelo menos.
Quando comparados com dados de temperatura reconstruidos a partir dos núcleos de gelo de Baffin e da Groenlândia, as descobertas sugerem que as temperaturas modernas representam o século mais quente da região em 115.000 anos. Pior: a ilha de Baffin pode ficar completamente sem gelo nos próximos séculos.
“Ao contrário da Biologia, que passou os últimos três mil milhões de anos a desenvolver esquemas para evitar ser afetada pela mudança climática, os glaciares não têm estratégia de sobrevivência”, explicou Gifford Miller, outro autor da pesquisa.
“Os glaciares respondem diretamente à temperatura de verão. Se os verões aquecem, os glaciares retrocedem imediatamente; se os verões arrefecem, os glaciares avançam – o faz deles um dos mais confiáveis indicadores para mudanças na temperatura do verão”, acrescentou ainda.
“Nunca vimos nada tão evidenciado como esta descoberta até então”, rematou Pendleton.
ZAP // HypeScience

RESPONDER

Setúbal vs Sporting | Leões encalham no Sado

A quatro dias do grande dérbi de Lisboa frente ao Benfica, em Alvalade, o Sporting perdeu dois pontos na visita ao Vitória de Setúbal. A formação lisboeta esteve a perder desde os 24 minutos e viu-se …

"Inocente" jardineiro era, afinal, um serial killer

Esta terça-feira, Bruce McArthur admitiu que matou os oito homens. Há um ano tinha sido detido. A sentença vai ser proferida na próxima segunda-feira. “Culpado”, disse Bruce McArthur. Culpado pela morte de Andrew Kinsman, 49 anos. …

O metro mexicano que é um Triângulo das Bermudas: 153 desaparecidos em 4 anos

As 195 estações que integram os metro da capital do México converteram-se nos últimos quatro anos num verdadeiro Triângulo das Bermudas. Desapareceram 153 pessoas que nunca mais regressaram. Desde o início de 2018 foram abertas 43 …

Jovem morreu após comer massa que ficou dois dias fora do frigorífico

Um estudante de 20 anos sofreu uma intoxicação provocada por uma bactéria que se revelou fatal, levando-o à morte após a falência do fígado. Tudo por causa de uma massa pré-cozinhada que ficou fora do …

Supremo confirma inocência de Asia Bibi. "Sou livre e posso abraçar as minhas filhas"

O Tribunal Supremo do Paquistão deu esta terça-feira o último passo para que a cristã Asia Bibi possa abandonar o país, ao rejeitar o recurso contra a sua absolvição pelo crime de blasfémia, pelo qual …

Activista de 16 anos está a pôr líderes mundiais em xeque (e até Bono aplaude!)

Greta Thunberg tem apenas 16 anos, mas começa a afirmar-se como uma das vozes mais influentes do mundo na luta pelo ambiente. A jovem sueca participou, recentemente, no Fórum de Davos e deu uma lição …

Condado chinês proíbe crianças tibetanas de frequentarem aulas nos mosteiros

Um condado na província de Qinghai, oeste da China, e vizinho da Região Autónoma do Tibete, proibiu as crianças tibetanas de participarem de aulas realizadas em mosteiros locais, informou a Human Rights Watch (HRW). A proibição, …

Petição quer corrigir "erro histórico" e entregar parte dos EUA ao Canadá

Quem olhar com detalhe para o mapa dos EUA pode encontrar algo estranho na fronteira entre o Minnesota e o Canadá: a linha que corta o território desde a costa oeste é abruptamente interrompida e …

Investigadores admitem ter encontrado destroços do avião de Emiliano Sala

A investigação britânica ao desaparecimento do avião que transportava o futebolista Emiliano Sala, de Nantes para Cardiff, revelou esta quarta-feira que foram encontrados destroços que deverão pertencer à avioneta. “Depois de um exame preliminar, concluímos que …

Inspeção detetou 1.600 contratos a termo e recibos verdes irregulares em 2018

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e o Instituto da Segurança Social (ISS) detetaram em 2018 mais de 1.600 trabalhadores a termo e a recibos verdes em situação irregular, tendo sido já regularizada …