Misteriosos terramotos estão a fazer a Antártida tremer (e já se sabe porquê)

Durante parte do verão em partes da Antártida, o gelo derrete num ensopado pantanoso conforme as temperaturas sobem e descem. Ao derreter, gera centenas de milhares de pequenos terramotos.
Agora, os cientistas capturaram o padrão diário destes pequenos sismos usando o mesmo tipo de sismógrafo usado para detetar terremotos. Os investigadores acham que os “icequakes” – terramotos de gelo – são causados pelo repentino estalo de partes de gelo que cobrem poças de lama.
“Nestas lagoas, muitas vezes, há uma camada de gelo em cima da água derretida, como se vê com um lago congelado”, disse Douglas MacAyeal, glaciologista da Universidade de Chicago, em comunicado. “À medida que a temperatura arrefece à noite, o gelo no topo contrai e a água abaixo expande-se à medida que passa pelo congelamento. Isso distorce a tampa superior até que finalmente parte com um estalo.”
MacAyeal e a sua equipa estavam interessados ​​nos ritmos diários do gelo porque pouco se sabe sobre a mecânica do rompimento de uma grande camada de gelo. Tais ruturas ocorreram na Antártida várias vezes ao longo das últimas décadas.
A plataforma de gelo Larsen C criou um enorme icebergue no Mar de Weddell em 2017. A plataforma Larsen B, localizada nas proximidades, desabou inesperadamente em 2002. Quando as placas de gelo flutuantes colapsam, não contribuem diretamente para o aumento do nível do mar, porque já estavam em ambiente marinho. Mas permitem que as geleiras terrestres por trás dos lençóis de gelo fluam mais rápido, despejando água derretida no mar.
Os investigadores também estavam interessados ​​em testar sismómetros como forma de monitorizar o derretimento do gelo. Implantaram dois perto da Estação McMurdo, na borda da McMurdo Ice Shelf. Uma estação de sismógrafo foi posicionada num local seco, onde a superfície foi coberta com neve firme. O outro foi colocado num local húmido e pantanoso onde o gelo estava parcialmente derretido. Os instrumentos registaram tremores nestas duas estações entre novembro de 2016 e janeiro de 2017.
Os padrões não poderiam ter sido mais diferentes. A estação seca estava sismicamente pacífica. Os únicos tremores detetados estavam ligados ao tráfegode veículos ou navios em redor da Estação McMurdo.
Na estação húmida, no entanto, os sismógrafos recolheram centenas de milhares de pequenos terremotos, às vezes, milhares numa noite. Esses terremotos foram geralmente abaixo da magnitude 2,5 – em que os tremores se tornam percetíveis para os seres humanos, embora as pessoas na Antártida, por vezes, ouvissem o gelo a partir, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. Os terremotos seguiram um padrão diário e aumentavam de frequência por algumas horas todas as noites.
Os investigadores pensaram que os picos diários do terremoto podiamm ter a ver com as marés, mas uma discrepância descartou essa opção. Em 30 de novembro de 2016, o pico não aconteceu. Quando os investigadores acompanharam a temperatura diária durante o período do estudo, descobriram que os picos do terremoto correspondiam a períodos de queda do mercúrio. Em 30 de novembro, aconteceu que a temperatura aumentou, em vez de arrefecer, no decorrer da noite.
Segundo MacAyeal, o que provavelmente está a acontecer é que, à medida que o ar fica mais frio, os lagos lamacentos sob a fina camada de gelo superficial começam a congelar. Enquanto congelam, expandem-se, colocando pressão sobre o gelo da superfície. Finalmente, o gelo da superfície encaixa-se, enviando tremores indetetáveis.
ZAP // Live Science

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER


Nove meses depois, Zidane volta ao sítio onde já foi feliz


O treinador francês Zinédine Zidane está de volta ao Real Madrid, nove meses depois de ter saído do emblema espanhol. Agatha Christie diz que nunca devemos voltar ao sítio onde fomos felizes, mas Zidane procura …

"Virgem com a criança a rir" afinal é a única escultura que resta de Leonardo da Vinci


"Virgem com a criança a rir", anteriormente atribuída a Antonio Rossellino, foi identificada como a única escultura tridimensional que resta de Leonardo da Vinci. Já em 1899, uma potencial atribuição da obra a da Vinci …

Bangladesh quer enviar 23 mil refugiados para ilha desabitada


O Bangladesh arrisca-se a criar uma “nova crise” para os refugiados rohingya se em abril avançar com os planos para transferir 23 mil refugiados para Bhashan Char, uma ilha desabitada propensa a ciclones. O alerta foi …

Governo venezuelano prende jornalista espanhol e acusa-o de ser autor do apagão


O governo venezuelano deteve, na segunda-feira, o jornalista de nacionalidade espanhola Luis Carlos Díaz, acusado pelo presidente Nicolás Maduro de ter planeado o apagão que mantém mais de metade da do país sem acesso à …

O recluso mais velho do país tem 89 anos. Foi condenado pelo homicídio do genro


Manuel Garcia, de 89 anos, matou o genro a tiro no verão passado. Foi condenado esta segunda-feira a quatro anos e nove meses de prisão efetiva pelo crime de homicídio simples agravado pela utilização de …

"Mulheres tratadas como gado" e "homens acéfalos". Novos programas da SIC e TVI motivam queixas


As estreias dos novos reality shows da SIC e da TVI, "Quem quer namorar com o agricultor?" e "Quem quer casar com o meu filho?", geraram um turbilhão de críticas, apelos de boicote e queixas …

Javalis no Parlamento: CDS quer problema tratado com "urgência"


Esta segunda-feira, o grupo parlamentar do CDS-PP propôs ao Governo um conjunto de recomendações sobre o controlo da população de javalis em Portugal. O CDS sugere que sejam implementadas as medidas necessárias - legislativas ou outras …

O maior barão de droga português foi detido em Espanha


O narcotraficante português Franklim Pereira Lobo foi detido em Málaga, Espanha, no âmbito de um mandado de detenção europeu, confirmou à agência Lusa fonte da direcção da Polícia Judiciária (PJ). O homem de cerca de …

Canadá já deportou 21 portugueses este ano. 22 aguardam expulsão


Entre o início do ano e o final de fevereiro, o Canadá deportou já 21 cidadãos portugueses. Outros 22 têm de abandonar o país a curto prazo, uma vez que já receberam ordens de expulsão. A …

Europeias. Rui Rio escolhe jovem de 27 anos para número dois


Lídia Pereira, presidente da Juventude do Partido Popular Europeu (YEPP) e nome indicado pela Juventude Social Democrata (JSD), será a candidata número dois da lista do PSD às eleições europeias, revelou o presidente do partido. Na …