CONEXÃO DA FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL COM PAÍSES VIZINHOS
AUTORIA: MARIO ALBERTO BENEDETTO LNCH
MARABÁ(PA)BRASIL,2 DE SETEMBRO DE 2019
APRESENTAÇÃO:
Lembrando a entrevista conjunta em agosto de 2019 do
Ministro da Infra Estrutura Engenheiro TARCÍSIO
GOMES DE FREITAS ao lado da MINISTRA DA AGRICULTURA SRA TERESA CRISTINA
á RADIO VOZ DO BRASIL , que A FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL será a NOVA ESPINHA DORSAL DO
BRASIL interligando a princípio SANTOS
SP a SÃO LUIZ MA pela atual conexão já funcionando de AÇAÍLANDIA MA a
ESTRELA DO OESTE SP . Futuramente ligará
BELÉM/BARCARENA PA a RIO GRANDE RS num total de 4700 km .Sendo muito importNTE A
PRIVATIZAÇÃO DO TRECHO DE 1500 KM DE
PORTO NACIONAL TO a ESTRELA DO OESTE SP.
AS PENDENCIAS :
De um lado aínda estão pendentes 500 km de AÇAÍLANDIA MA a
BELÉM/BARCARENA PA em sentido norte .
Existe o projeto do ramal SUL MATOGROSSENSE da FERROVIA
NORTE SUL que ligará futuramente ESTRELA DO OESTE SP a PORTO MURTINHO MS no RIO
PARAGUAI com porto de navegação de porte médio;essse ramal seguiria de ESTRELA
DO OESTE SP a BRASILÂNDIA MS,ANGÉLICA MS,DOURADOS MS PORTO MURTINHO MS na
fronteira com PARAGUAI .
Existe um projeto em sentido sul de extender a LONDRINA PR seguindo a PONTA
GROSSA PR pelos trilhos já existente debitola estreita de 1 metro que seria
colocado um terceiro trilho ,já que A FERROVIA NORTE SULé de bitola larga de 1,60
metro,aínda existe uma discussão de como será o traçado entre PONTA GROSSA PR e
RIO GRANDE RS ,uns defendem um novo traçado acompanhando a BR 153 a CACHOEIRA DO SUL ,ate BAGÉ RS onde
encontraria o ramal URUGUAIANA RS –CACEQUI RS –SÃO GABRIEL RS-DOM PEDRITO
RS-BAGÉ RS-PELOTAS RS-RIO GRANDE RS;outros defendem aproveitar o traçado dos
trilhos já existentes entre PONTA GROSSA OS-VIDEIRA SC-CRUZ ALTA RS-TUPANCIRETÃ
RS-GETULIO VARRGAS RS-SANTA MARIA RS que seria o mais recomendado pois neste
caso seria restruturar o ramal já existente e colocar um terceiro
trilho,para ser aberto a SÃO GABRIEL RS encontrando O RAMAL JÁ MENCIONADO URUGUAIANA-RIO GRANDE .
AS MINHAS RECOMENDAÇÕES COMO CIDADÃO COMUM:
1)Independente se o traçado for PONTA GROSSA-BAGÉ ou PONTA
GROSSA –SANTA MARIA RS,eu recomendo que seja colocado um terceiro trilho 1
metro+1,60 metros entre PONTA GROSSA PA-SANTA MARIA RSCACEQUÍ RS-URUGUAIANA RS
assim como CACEQUI RS SANTANA DO
LIVRAMENTO RS com isso poderia se conveersar com O GOVERNO URUGUAIO para
colocar bitola de 1,60 metros assunto já assinado varias vezes entre SANTANA DO
LIVRAMENTO RS BRASIL/RIVERA URUGUAI ate
MONTEVIDÉU URUGUAI com isso se estabeleceria uma ponte entre O PRATA EM
MONTEVIDÉU URUGUAI E BARCARENA PA BRASIL assim como conectado á FERROVIA DE
CARAJÁS seria ligado MONTEVIDÉU-URUGUAI
a SÃO LUIZ MA BRASIL .
2)A ARGENTINA 80 % é bitola larga em especial AS FERROVIAS
MITRE-ROCA-SARMEINTO-SAN MARTIN ,enquanto A FERROVIA MESOPOTÁMICA GENERAL
URQUIZA é bitola média junto com as ferrovias do URUGUAI e a CENTRAL PARAGUAI
que liga POSADAS/ENCARNACIÓN
(ARGENTINA-PARAGUAI) a ASSUNÇÃO- PARAGUAI, sendo que em 1980
OS PRESIDENTES JORGE RAFAEL VIDELA(ARGENTINA) e JOÃO BATISTA FIGUEIREDO assinaram uma concordata em BUENOS AIRES
–ARGENTINA de unificar as bitolas no padrão BITOLA LARGA de 1,60 metro,ratifficado
varios vezes por JOSÉ SARNEY(BRASIL),RAUL ALFONSIN(ARGENTINA),JULIO SANGUINETTI(URUGUAI);COLLOR(BRASIL),CARLOS
SAUL MENEM (ARGENTINA);porém nunca ser colocado em prática;nete cso seria
colocada bitola larga de URUUAIANA-PASO DE LOS LIBRES em toda A FERROVIA MESOPOTÂMICA GENERAL URQUIZA E CENTRAL
PARAGUAI.
3) Em PORTO MURTINHO MS ligar em PARAGUAI ate ASSUNÇÃO para
ligar á FERROVIA JÁ EXISTENTE ASSUNÇÕ-ENCARNACIÓN/POSADAS-PASO DE LOS
LIBRES-BUENOS AIRES com isso a produção brasileira também poderia escoar pelos
portos fluviais dos rios PARAGUAI,PARANÁ, URUGUAI,PRATAalguns de médio porte
outros de porte grande para navios de ultramar no ARCO SUDOESTE do comercio
externo do BRASIL .
4)Em PORTO MURTINHO MS BRASIL ligar a ALFARO(PARAGUAI),VILLA
MONTES(BOLÍVIA),TARIJA-ORURO(BOLÍVIA),IQUIQUE( CHILE )já existe traçado de
ORURO a IQUIQUE .
Em BELÉM/BARCARENA construir uma conexão RODO FERRROVIARIA
da BR010 BELÉM –BRASÍLIA e FERRO NORTE de BELÉM PA á ILHA DE MARAJÓ(UMA PONTE)
e de MARAJÓ a SANTANA /MACAPÁ AP para lgar a FERRROVIA NORTE SUL á ESTRADA DE
FERRO DO AMAPÁ que é de bitola média e sria adaptada a bitola larga sendo que em PORTO GRANDE AP um ramal seguiria a
OIAPOQUE/SAINT GEORGES(BRRASIL-GUIANA FRANCESA) seguindo CAIENA(GUIANA
FRANCESA)-PARAMARIBO(SURINAME)-GEORGESTOWN(GUIANA). Outro ramal partiria acompanhando
a BR 210 de PORTO GRANDE/SERRA DO NAVIO AP a CARACARAÍ RR,SÃO GABRIEL DA
CACHOEIRA AM, IÇANA AM BRASIL /MITÚ COLÔMBIA,VILLAVICENCIO-BOGOTÁ COLÔMBIA .
CONCLUSSÕES:
Com isso A FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL além de ser a
espinha dorsal do BRASIL será a espinha dorsal de integração SUL AMERICANA em especial do MERCOSUL
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