UM MUNDO GLOBALIZADO EM PORTUGUÊS

pesca,apicultura,artes,astronomia psicologia,medicina,economia,empresas,artes,arqueologia,espeleologia, ECOLOGIA,TURISMO,SAUDE,ENGENHEARIA,ARQUITECTURA,EDUCAÇÃO,CULTURA,EMPRESAS,COMERCIO,CIENCIA,TECNOLOGIA,TRANSPORTES,LOGÍSTICA ,AGRO NEGOCIO ,fitoterapia

terça-feira, 24 de setembro de 2019



Northern Arc ports

Caixa de entrada
x

Larry Carvalho <larrycarvalho@promare.adv.br>

00:48 (há 11 horas)
para eu
inglês
português
   
Traduzir mensagem
Desativar para: inglês
Ola,

será um prazer. como podemos auxiliar ?

csds,

              

Em seg, 23 de set de 2019 às 09:53, MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH <marioalbertobenedetto@gmail.com> escreveu:
convido a participar de meus blogger ,envie convite aoo seu e-mail,desde já a sua participação será  importante 

Em seg, 23 de set de 2019 às 08:59, Promare | Rabb Carvalho Advogados <contato@promare.com.br> escreveu:
View this email in your browser
It is urgent to increase the efficiency of the flow of cargo through Northern Arc ports

Check out the interview of our partner Larry Carvalho for Portogente about Northern Arc
Portogente: What are the main logistical problems that Brazil needs to overcome in order to increase productivity and consolidate its role as a major player in the international scenario? Lately there has been a lot of talk about the need for investments between the locals of production and the ports of North Arc. What is the role of the ports located in the North and Northeast?

Larry John Rabb Carvalho - The productive zones of Brazilian agricultural commodities are largely far from the ports where the crop is load to be exported, especially in the Midwest. Because of this, it is necessary to make long and time-consuming travels so that the logistic chain interconnects. Besides the geographical challenge, we also have the precariousness of the road transport infrastructure that is available to local players. The productive zones of agribusiness depend almost exclusively on road transport. Modal that is known to be one of the most polluting, in addition to its high cost, especially after the freight tariff table imposed by the Brazilian Government. The cost that the producer has to pay because of the Brazilian logistics deficiency becomes the loss of capitalization and investments.

The change in the logistics to load grains, as well as the use of the Arc North ports is urgent, as long as the production in the Midwest must continue to grow in the next years. According to the Mato Grosso Institute of Agricultural and Livestock Economics (Imea), soybean production is expected to grow by 17 million tons in the State of Mato Grosso until the 2021/22 crop, while corn production is expected to grow around of 15 million tons. The ports of the Brazilian South, in its turn, remain congested by  for cargo demand, which translates into an increase of time in port operations, inefficiency, breach of contract risk and increased costs, especially with demurrage.

Furthermore, there is a huge imbalance in our logistics. However, it is important to notice that it has already begun to be overcome. Just five years ago, the share of the Arco Norte ports was 8%, and now reaches 20%. The data, not surprisingly, show that, compared to 2010, the North Arc grew 356% by 2017.


Read the full interview here.
- ⚓⚓⚓ -
É urgente aumentar a eficiência do escoamento de cargas pelos portos da região do Arco Norte

Confira a entrevista do nosso sócio Larry Carvalho para o Portogente sobre o Arco Norte.
Portogente: Quais os principais gargalos logísticos que o Brasil precisa superar para aumentar a produtividade e consolidar seu papel como grande player no cenário internacional? Ultimamente muito tem se falado na necessidade de investimentos entre os locais de produção e os portos do Arco Norte. Que papel os portos localizados nas regiões Norte e Nordeste tem desempenhado?

Larry John Rabb Carvalho - As zonas produtivas das commodities agrícolas brasileiras estão em sua grande parte muitíssimo afastadas dos portos em que ocorrem o escoamento da safra, principalmente a região do Centro-Oeste. Por esse motivo, é preciso realizar viagens extensas e demoradas para que a cadeia se interligue. Além do desafio geográfico, temos também a precariedade da infraestrutura de transportes que hoje está à disposição dos agentes nesse mercado. As zonas produtivas do agronegócio dependem quase que exclusivamente do transporte rodoviário. Modal esse que é conhecido por ser um dos mais poluentes, além de seu alto custo, especialmente após o tabelamento de frete imposto pelo governo brasileiro. O custo que o produtor tem de arcar com a deficiência logística brasileira se reflete diretamente em perda de capitalização.

A mudança na logística de grãos e a utilização dos portos do Arco Norte é urgente, visto que a produção do Centro-Oeste deve continuar crescendo nos próximos anos. Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), estima-se que a produção de soja deve crescer 17 milhões de toneladas, no Estado do Mato Grosso, até a safra 2021/22, enquanto a de milho deve crescer em torno de 15 milhões de toneladas. Os portos do Sul do País, por sua vez, permanecem saturados pela enorme demanda de carga, o que se traduz em aumento do tempo nas operações portuárias, ineficiência, risco de descumprimento de contratos e aumento de custos, principalmente com demurrage.

Ainda existe um enorme desequilíbrio em nossa logística. Todavia, é auspicioso perceber que ele já começou a ser superado. Há apenas cinco anos, a fração escoada pelos portos do Arco Norte era de 8%, e agora já chega a 20%. Os dados, não surpreendentemente, mostram que, em comparação com 2010, o Arco Norte cresceu 356% até 2017.


Leia a entrevista completa aqui.
Copyright © 2019 Promare, All rights reserved.
You are receving this email because you opted in at our website or with one of our partners.

Our mailing address is:
Promare
osvaldo cruz 1
gr 1908
fortaleza, ceara 60060370
Brazil

Add us to your address book


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.
ResponderEncaminhar
2 mensagens excluídas nesta conversa. Exibir mensagens ou excluir para sempre.
Postado por MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH às 08:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

UM MUNDO GLOBALIZADO

ummundoglobalizado.blogspot

UM MUNDO GLOBALIZADO

  • Início

.ummundoglobalizado.blogspot

  • ADRIANO WELLINGTON BURGAUER
  • ALEJANDRO CARNEVALE
  • ALEX MARIO VALLE LYNCH
  • ALEXANDRE MARIO BENEDETTO LYNCH
  • AMÉRICO HILDO TORNESSE
  • ARIEL MESSIAS GUZMANN
  • AÍRTON JOÃO PONCE DE LEON
  • DENIS ÁLVARO FEITOSA PERAZZO
  • ELIAS EDUARDO KARAM
  • FLAVIO LEOPOLDO RANGEL MENDONÇA
  • GEDEÓN JUAREZ COHEN(HEBREU BRASILEIRO DO PARÁ)
  • HUGO RAMIRO MIHANOVICH
  • Isabel Rocha
  • JOÃO CARLOS PONCE DE LEÃO
  • JULIO VICTOR MELO BEZERRA CONTI
  • LAURO MARCELO SOTERO TENÓRIO
  • MARCOS ALEXANDRE BORGES DE MEDEIROS-BENEDETTO(O GAUCHO BRASILEIRO DA FRONTEIRA)
  • MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
  • MAURO CAMILO BRITO GARGANTINI (GAÚCHO DO PAMPA BRASIL)
  • PAULO SENA
  • RENATO HANS SCHWEIGMANN
  • ROSA DO CARMO HILDALGO SZILAGY MORELLI(ROSA SZILAGY)
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
Powered By Blogger

UM MUNDOGLOBALIZADO

Marcadores

  • 55659282-4383
  • abacaxí
  • AC
  • açaí
  • ACRE
  • ACUEDUCTOS
  • África
  • áfrica do sul
  • AGENCIA ESPACIAL CANADENSE
  • AGENDA21
  • AGRICULTURA FAMILIAR
  • agro negocio
  • agrolink
  • ÁGUA FRIA GO
  • alaska; oea
  • alaska;oea
  • ALEMANHA
  • ALGODÃO
  • ALIANÇA DO PACÍFICO
  • ALTO PARGUAI
  • AMAPÁ
  • AMAZONAS
  • AMERICAS
  • amsterdam
  • ANBA
  • ANDRE VOLTAIRE
  • ANGOLA
  • antártida
  • antt brasil
  • apec
  • ARABIA SAUDITA
  • ARAL
  • ARGÉLIA
  • ARGENTINA
  • ARIDO
  • armenia
  • arqueologia
  • artes culinárias
  • ártico
  • ASIA
  • ASTRONAUTAS
  • astronomia
  • austrália
  • ÁUSTRIA
  • AUTORIA DE MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
  • AVEIA
  • BABAÇU
  • BACIA DO AMAZONAS
  • BACIA DO PRATA
  • bahia
  • BAIXADA CUIABANA
  • bananas
  • barack obama
  • batatas
  • bielorrussia
  • bio energia alternativa limpa renovável
  • BOLIVIA.
  • BR 158
  • BR 163
  • BR 230 TRANS AMAZÔNICA
  • BR 246
  • BR 317
  • BR 364
  • BR163
  • BRASIL
  • BRASIL.ALERTANTIVAS
  • brasília
  • BRAZO LARGO.MATO GROSSO
  • BRICS
  • buenos aires
  • CACAU
  • CALIFÓRNIA
  • CAMPO VERDE
  • cana de açúcar
  • CANADÁ
  • CANADA TRANSPORTES
  • canal da paz
  • canal de Nicarágua
  • caribe
  • Carlos fávaro
  • casabranca
  • CASPIO
  • castas
  • CavokBlog
  • CAZAQUISTÃO
  • CEARÁ
  • CERTO
  • CHAPADA DOS GUIMARAES
  • CHAPADA DOS GUIMARÃES
  • CHIA
  • CHILE
  • CHINA
  • CIDADES FÁBRICA
  • CÍTRICOS
  • climatologia
  • COCO
  • COLOMBIA
  • COMERCIO
  • COMPRA DE VOTOS CIDADÃO
  • CONFEÇÕES
  • coreia
  • CORRIENTES
  • CORRUPÇAO
  • COSMODROMO BAIKONOUR
  • croácia
  • CUIABA.
  • CUIABÁ.
  • culturas
  • CUPUAÇÚ
  • dacar(senegal)
  • dalit
  • DEFESA
  • des
  • DESALINIFICAÇÃO
  • DESALINIFICACIÓN
  • deserto do Saara
  • DESERTOS
  • dessalinização da água do mar
  • DF
  • diario de cuiabá
  • diario do nordeste
  • DINAMARCA
  • DIREITA
  • djibuti
  • DOM AQUINO
  • DOM QUINO
  • donald trump
  • dubai
  • ECOLOGIA
  • ECONOMIA
  • EDSON GUERREIRO
  • edson_guerreiro@hotmail.com
  • Eduardo Leite
  • EDUCAÇÃO
  • EFEITO ESTUFA
  • Egito
  • ELEVAÇÃO DAS AGUAS DO MAR
  • ELEVACIÓN DEL AGUA DEL MAR
  • ENTRE RIOS
  • EQUADOR
  • ERRADO
  • ERVA MATE
  • esa agencia espacial europeia
  • ESPANHA
  • ESQUERDA
  • ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL
  • estrada de ferro madeira mamoré
  • estreito de bering
  • ESTREITO DE FORMOSA
  • ETANOL ALTERNATIVO
  • etiopia
  • eua
  • EUCALIPTO
  • euroestar
  • EUROPA
  • FAMÍLIA FIORESE
  • FEDERALIZAÇÃO
  • feijão
  • FERRO NORTE
  • FERROCARRIL MESOPOTAMICO GENERAL URQUIZA
  • ferrocarriles argentinos
  • FERRONORTE
  • ferrovia
  • ferrovia sarmiento
  • ferrovia carajás
  • ferrovia do trigo
  • FERROVIA DOS CARAJÁS
  • ferrovia general belgrano
  • FERROVIA NORTE SUL
  • FERROVIA PARÁ-MATO GROSSO
  • ferrovia san martin
  • ferrovia trans america norte-sul/transpatagonia
  • ferrovia trans china
  • ferrovia trans nordestina
  • ferrovia trans oceânica
  • FERROVIA TRANS SERTANEJA-TRANS AMAZÔNICA
  • ferrovia trans siberiana
  • FERROVIA/FERROCARRIL BRASIL-PERU
  • FERROVIAS
  • ferrovias argentinas
  • fico ferrovia de integração do centro oeste
  • FICONE-FERROVIA DE INTEGRAÇÃO CENTRO OESTE –NORDESTE
  • FIEMT
  • filipinas
  • FINEAM-FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORDESTE-AMAZÔNIA+ BR 235
  • FINLÂNDIA
  • FINONE - FERROVIA DE INTEGRAÇÃO NORTE NORDESTE
  • fiol ferrovia oeste leste
  • fitoterapia
  • FLORICULTURA
  • FORÇAS ARMADAS
  • FRANÇA
  • g 20
  • gauleses
  • globo rural
  • GOIANIA
  • GOIAS
  • GOLFO PERSICO
  • GROENLÂNDIA
  • GRUPO CULTIVAR
  • GUARANÁ
  • guia de turismo
  • GUIANA
  • GUIANA FRANCESA
  • hidroponia
  • historia
  • HOLAMBRA
  • HOLANDA
  • hortalizas
  • HYPERLOOP
  • ibéricos
  • IGUALDADE RACIAL
  • IGUALDADE RACIAL INFAME CRISTIANISMO ECLESIASTICO
  • ILHAS FAROE
  • incra
  • ÍNDIA
  • INDIOS
  • INDONÉSIA
  • integração ferroviaria e rodoviaria
  • IRÃ
  • IRRIGAÇÃO
  • ISAAC NEWTON
  • ISLAM
  • ISRAEL
  • ISTAMBUL
  • ITAITUBA
  • Itália
  • JACIARA
  • jair bolsonaro
  • JAPÃO
  • jordânia
  • JORNAL DE ANGOLA
  • jornal do comercio
  • jornal noticias agrícolas
  • JUCISMERA
  • JUSTIÇA
  • KARL MARX
  • l
  • LAGO DO MANSO
  • LARANJA
  • LICHIA
  • LINHAÇA
  • Liudmila Alexeeva
  • LIVRE CIRCULAÇÃO
  • londres
  • lua
  • MAÇÃS
  • MANDIOCA
  • mapitoba
  • MAR VERMALHO
  • MARANHÃO
  • MARMORTO
  • MARROCOS
  • MATO GROSSO
  • MATO GROSSO DO SUL
  • MAURO CARLESSE
  • MEIO AMBIENTE
  • MERCOSUL
  • METRÓ
  • méxico
  • MG
  • MIAMI
  • MIBIRITUBA
  • milho
  • minas gerais
  • MISIONES
  • MMA/BR
  • MOÇAMBIQUE
  • MOEDA ÚNICA
  • MONTESQUIEU
  • moradia
  • MORAÚJO
  • moscou
  • MT
  • MT 010
  • MT 020
  • MT 110
  • MT 130
  • MT 140
  • MT 246
  • MT 325
  • MUÇULMANOS
  • nasa
  • natal rn
  • NAVE SOYUZ
  • NEGATIVO
  • NEGROS
  • Nicarágua
  • Nigéria
  • NORDESTE
  • noruega
  • NOVA BRASILANDIA
  • nova Zelândia
  • novos orçamentosSEGURANÇA PUBLIA
  • Oceania
  • óleo de coco
  • onu
  • OPEP
  • ORLANDO
  • paleontologia
  • PANAMERICANA/AMERASIANA
  • PARA
  • PARAGUAI
  • PARAÍBA
  • PARAÍBA ON LINE
  • paramaribo
  • PARANÁ
  • PARANATINGA
  • PARASITAS
  • PARIS
  • PATAGONIA
  • paulo guedes
  • pedro taques
  • PEQUIM
  • PERAS
  • PERNAMBUCO
  • peru
  • PERÚ
  • Petrobras
  • petróleo
  • PIAUI
  • PIOLHOS
  • PITANGA
  • PLANALTO DA SERRA
  • planeta marte
  • POLICIAS
  • POLO TEXTIL
  • polônia
  • ponte alta mt
  • POSITIVO
  • povos
  • POXOREO
  • pre sal
  • PRIMAVERA DO LESTE
  • PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL
  • PUPUNH
  • PUPUNHA
  • RATINHO JUNIOR
  • RECEP ERDOGAN
  • refugiados
  • REGIÃO DO ARAGUAIA
  • REGIAO MEDIO LESTE
  • REGIÃO MEIO SUL DE MATO GROSSO
  • REGIÃO SUL
  • reino unido
  • REINO UNIDO DE GRÃ BRETANHA
  • RENOVA MÍDIA
  • revista cargo
  • revista isto é
  • REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE.GLOBALIZAÇÃO
  • REVOLUÇÃO FRANCESA.MURO DE BERLIM
  • rio de janeiro
  • rio grande do norte
  • rio grande do sul
  • RJ
  • roberto castello branco
  • RODOVIAS
  • ROMA
  • RONDONIA
  • RONDONOPOLIS
  • ROUPAS
  • ROUSSEAU
  • russia
  • russia beyond br
  • RUTA 14(ARGENTINA)
  • SANTARÉM
  • SÃO PAULO
  • SAO PEDRO DA CIPA
  • SÃOPEDRODACIPA
  • SEAN PAMELL
  • sebastian piñera
  • SERINGA-BORRACHA
  • SERRA DE SAÕVICENTE
  • SHINKANSEN
  • sibéria
  • SIC NOTICIAS
  • soja
  • sorgo
  • sp
  • STO ANTONIO DO LESTE
  • subterrâneos de buenos aires
  • SUÉCIA
  • suíça
  • suinocultura
  • SUNITAS.EUA
  • suriname
  • TAIPEI
  • TAIWAN
  • TECIDOS
  • tibete
  • TIERRA DEL FUEGO
  • TOCANTINS
  • TRABALHO
  • transiberiana
  • transporte de cargas
  • transporte de passageiros
  • TREM A HIDROGÊNIO
  • TREM BALA
  • TREM EXPRESSO DO ORIENTE
  • trem inter cidade
  • trigo
  • TÚNEL
  • Turim
  • turismo
  • TURQUIA
  • UNASUL
  • união euro-asiatica
  • UNIÃO EUROPEIA
  • URUGUAI
  • UVAS
  • VEICULO LEVE SOBRE TRILHO
  • VENEZUELA
  • VERMES
  • VIKINGS
  • VITORIA-MINAS
  • VLADIMIR PUTIN
  • vladivostok
  • vlt/troleibus
  • Winston Churchill
  • XI JINPING
  • XITAS
  • ZARATE

ummundoglobalizado.blogspot

  • ►  2021 (11)
    • ►  junho (6)
    • ►  maio (2)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2020 (68)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  junho (3)
    • ►  abril (9)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (29)
    • ►  janeiro (5)
  • ▼  2019 (1000)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (14)
    • ▼  setembro (72)
      • Vilarejos suíços pagam por moradores para não sumi...
      • INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL
      • INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL
      • INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL
      • INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL
      • INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL
      • INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL
      • INTEGRAÇÃO FERROVIARIA DO MERCOSUL
      • ECLUSAS NO RIO PARANÁ E CONEXÃO COM TOCANTINS/SÃO ...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO SERIDÓ EM ...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO CARIRI EM C...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A CHAPADA DO ARARIPE
      • chapada do araipe ede piaui,ceará e pernambuco
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO SERIDÓ  ...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A REGIÃO DO CARIRI E...
      • CULTURAS ALTERNATIVAS PARA A CHAPADA DO ARARIPE...
      • Actualidades internacional - Mancha de petró...
      • avokBlog - Notícias de Aviação, Tecnologia e...
      • oletim da ANBA de 11 de setembro de 2019
      • USDA deve reduzir safras de soja e milho dos...
      • Tempo: BR central não terá chuvas volumosas ...
      • Eis o mapa das minas!! Sobre elas, povos viv...
      • CAFÉ/CEPEA: COM ABERTURA DE BOA FLORADA EM R...
      • VIABILIDADE DOS PORTOS NO PARÁ DE CAMETÁ,CARAPA...
      • CONEXÃO TRANS ATLÁNTICA BRASIL-URUGUAI-ARGENTIN...
      • CONEXÃO SANTOS-RIO DE JANEIRO-CIDADE DO CABO(BR...
      • CONEXÃO DO BRASIL COM SURINAME,GUIANA E GUIANA ...
      • CONEXÃO DA FERROVIA NORTE SUL DO BRASIL COM PAÍ...
      • CONEXÃO BRASIL-ESTADOS UNIDOS-CANADÁ AUTORIA M...
      • CONEXÃO VITORIA-ES BRASIL COM LUANDA-ANGOLA;AS ...
      • O GRANDE CORREDOR RODO-FERROVIARIO BRASIL-SURIN...
      • INTEGRAÇÃO FERROVIARIA DO MERCOSUL DOCUMENTO E...
      • INTEGRAÇÃO RODOVIARIA DO MERCOSUL AUTORIA:MARI...
      • CONEXÃO BRASIL SENEGAL,AS JUSTIFICATIVAS: AUTO...
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (74)
    • ►  abril (44)
    • ►  março (183)
    • ►  fevereiro (493)
    • ►  janeiro (112)
  • ►  2018 (189)
    • ►  dezembro (132)
    • ►  novembro (28)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (7)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (9)
  • ►  2017 (42)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (10)
    • ►  junho (25)
    • ►  março (1)
  • ►  2016 (71)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (11)
    • ►  setembro (21)
    • ►  agosto (3)
    • ►  julho (7)
    • ►  junho (3)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (3)
  • ►  2015 (19)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (10)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2014 (71)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (9)
    • ►  julho (10)
    • ►  junho (13)
    • ►  maio (21)
    • ►  abril (2)
    • ►  janeiro (3)
  • ►  2010 (20)
    • ►  setembro (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  março (9)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2009 (14)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  outubro (1)
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.