segunda-feira, 9 de setembro de 2019


CONEXÃO DO BRASIL COM SURINAME,GUIANA E GUIANA FRANCESA
AUTORIA MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
DOCUMENTO ESCRITO EM PORTUGUÊS DO BRASIL
APRESENTAÇÃO:
A partir do GOVERNO DO FALECIDO PRESIDENTE DO BRASIL ERNESTO GEISELL ,O BRASIL se  preocupar com a relação de seus vizinhos do ARCO NORTE: BOLÍVIA,PERU,EQUADOR,COLÔMBIA,VENEZUELA,GUIANA ,SURINAME E GUIANA FRANCESA .
A GUIANA se emancipar da GRÃ BRETANHA em 1966 por iniciativa de LINDEN FORBES BURNHAM  tendo como capital GEORGESTOWN ;A GUIANA é formada por 50% de INDIANOS,35% de AFRICANOS,o restante é EUROPEUS,BRASILEIROS,ÍNDIOS e CHINESES.
 O SURINAME  era colonia de HOLANDA ate 1975, em 1954 ganharia ampla autonomia e em 1975 um grupo de SURINAMESES de ORIGEM AFRICANA e INDONESIA negociaria na HOLANDA a sua independencia ,tendo como CAPITAL PARAMARIBO ;O SURINAME é formado por 38% DE INDIANOS,35% DE AFRICANOS,2% EUROPEUS,3% CHINESES,14% de INDONESIOS ,O RESTANTE são BRASILEIROS e HISPANO AMERICANOS.
 A GUIANA FRANCESA é uma antiga colonia da FRANÇA que despois de 1945 com CHARLLES DE GAULLE passaria a se chamar DEPARTAMENTO DE ULTRAMAR DA FRANÇA com CAPITAL em CAIENA ;com a UNIÃO EUROPEIA também TERRITORIO DE ULTRAMAR AD UNIÃO EUROPEIA
Tem uns 100.000 HABITANTES sendo que 30% AFRICANOS, 15 % BRASILEIROS(uns 15.000 BRASILEIROS), o restante é formado por FRANCESES,MARROQUINOS,ARGELINOS,CHINESES,VIETNAMITAS,LAOCIANOS,CAMBOJANOS,MONG,INDIANOS,HISPANO AMRICANOS,OUTROS EUROPEUS. Os BRASILEIROS vivem em choque com OS FRANCO-GUIANESES  muitos deles entram clandestinamente na GUIANA FRANCESA sendo alvo de batidas policiais por parte da POLICIA NCIONAL FRANCESA e A GENDARMERIA NACIONAL FRANCESA;Em CAIENA há uma forte separação ao ponto que AVENUE DE LA MAGDALENE separa a CITÉ CEZAIRE(dos FRANCO-GUIANESES) da VILLAGE DES BRESILIEN(dos BRASILEIROS) e se evitam de um lado e outro .
 Atualmente a BR 156 que liga LARANJAL DO JARI AP  ,MACAPÁ,FERREIRA GOMES,AAMAPÁ AP,CALÇOENE,OIAPOQUE –AP-BRASIL segue na GUIANA FRANCESA a SAINT GEORGES DE L’OYAPOCK ,REGINA,CACAU,ROCHAMBEAU, CAIENA, TONATE, KOUROU, SINNAMARY, COROSONNY,IRACOUBÓ,MANÁ,SAINT LAURENT DU MARONI(GUIANA FRANCESA)/ALBINA (SURINAME) ,MOENGO,NIEUW AMSTERDAM,PARAMARIBO,SARAMACA,CORONIE,NIEUW NICKERIE(SURINAME)/SPRINGLAND(GUIANA),NEW AMSTERDAM,GEORGESTOWN(GUIANA).
  Em GEORGESTOWN (GUIANA) tem outra conexão que liga a  DEMERARA, MARACANATA, LETHEM/BOM FIM(FRONTEIRA) seguindo a BOA VISTA RR .
  Em GUIANA FRANCESA poucos brasileiros progrediram a maioria é mão de obra barata da construção civil e outra grande parte está no garimpo ;já no SURINAME e GUIANA os brasileiros são maioria no garimpo.
Por outro lado a FRANÇA por ser asignataria da CARTA DE SCHLECHEN(ALEMANHA) que criou em 1993 com a UNIÃO EUROPEIA  O ESPAÇO COMUM EUROPEU DOS CIADADÃOS colocar barreiras aos BRASILEIROS para entrar na GUIANA FRANCESA ao ponto de exigir visto consular e recursos financeiros
AS MINHAS SUGESTÕES:
1)A BR 010 BRASILIA –BELÉM PA seria prolongada pela ILHA DE MARAJÓ ate MACAPÁ para ligará BR 156 e BR 210.
2) Seja FEDERALIZADA como BR 158 a rodovia PA ESTADUAL que liga ALTAMIRA PA,a VITORIA DO XINGÚ ,sua abertura ate ALMERIM PA e federalizar a  como BR 158 ate MONTE DOURADOS PA sua abertura e prolongação pela margem oeste do rio JARI ate a froneteira com SURINAME  e sua   abertura em SURINAME ate ALBINA que tem porto fluvial de águas profundas; a BR 156 seria prolongada ate VITORIA DO JARI AP, PORTO MOAZ PA,BELOS MONTES PA. E BR 157 seria aberta de LARANJAL DO JARI AP ate SAINT LAURENT DU MARONI(GUIANA FRANCESA) porto fluvial com aguas profundas .
3) O GRANDE CORREDOR RODO-FERROVIARIO BRASIL-SURINAME :
Seria formado pela BR 163+ FERRO NORTE . A BR 163 liga de FREDERICO WESTPHALEN RS a CASCAVEL PA,GUAIRA PR,MUNDO NOVO MS ,DOURADOS MS,CAMPO GRANDE MS,RONDONÓPOLIS MT,CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE MT, NOVA MUTUM,LUCAS DO RIO VERDE,SORRISO,SINOP,GUARANTÃ DO NORTE MT, NOVA PROGRESSO PA,CASTELO DOS SONHOS,MIRITITUBA,RURÓPOLIS,SANTARÉM PA, habendo um velho tratado entre O FALECIDO PRESIDENTE JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO e DERSI BOUTERSE de ligar SANTARÉM a PARAMARIBO; A FERRO NORTE cujo projeto é ligar SANTOS SP a SANTERÉM PA atualmente funciona entre SANTOS SP ,SANTE FÉ DO SUL SP,APARECIDA DO TABOADO MS,CASSILANDIA, CHAPADÃO DO SUL,COSTA RICA MS,ALTO TAQUARI MT,ALTO ARAGUAIA,ITIQUIRA e RONDONÓPOLIS MT cujas obras por negligencias não avançar a CUIABÁ/VÁRZEA GRANDE  ate MIRITITUBA  PA SANTARÉM PA acompanahndo a BR 163. A MINHA PROPOSTA seria abrir de forma conjunta 800 km em PARÁ-BRASIL de SANTARÉM PA seria uma ponte RODO FERROVIARIA a MONTE ALEGRE PA e seriam abertos 800 km ate TÍRIOS PA(FRONTEIRA BRASIL/SURINAME e posteriormente mais 300 km de rodovia no SURINAME ate BROKOPONDO ligando á RODOVIA já existente BROKOPONDO-PARAMARIBO,já Aferrovia teria que ser aberta 400 km de TIRIOS a PARAMARIBO onde encontraria portos de ultramar com águas profundase relativa proximidade com CANAL DE PANAMÁ.CARIBE,AMÉRICA DO NORTE,EUROP,ÁFRICA,ORIENTE MÉDIO.
4) Quanto GUIANA além da RODOVIA RORAIMA-GUIANA que liga BOA VISTA RR,BOM FIM RR/LETHEM,MARCANATA,DEMERARA,GEORGESTOWN,proponho a abertura de outra rodovia a MT 170 que poderia ser federalizada já existe em MATO GROSSO de CÁCERES MT,SALTO DO CÉU,TANGARÁ DA SERRA,CAMPO NOVO DOS PARECÍS,BRAS NORTE,JUINA,CASTANHEIRA, JURUEMA ,COTRI GUAÇÚ MT tendo que ser aberta de COTRI GUAÇÚ  900 km ate ITACOATIARA AM e posteriormente mais 900 km ate a fronteira de GUIANA para ligar a GEORGESTOWN .
CONCLUSÕES :
Além de intensificar o comercio com SURINAME,GUIANA e outros países  uma BR 170 encurtaria a distancia a GEORGESTOWN –GUIANA.
 A ABERTURA DO GRANDE CORREDOR RODO FERROVAIRIO BR163+ FERRO NORTE entre SANTARÉM PA BRASIL e PARAMARIBO-SURINAME evitaria que os BRASILEIROS tenham que usar o territorio da GUIANA FRANCESA para ir ao SURINAME ,já que O SURINAME é mais flexivel com os BRASILEIROS que a GUIANA FRANCESA,além de encurtar a distancia  para O CANAL DE PANAMÁ,EUROPA,AMÉRICA DO NORTE,ÁFRICA e ORIENTE  MÉDIO  .
O BRASIL  num acorde tripartite com GUIANA e SURINAME poderia abrir a estrada de ITACOATIARA AM a LETHEM (GUIANA) ,assim como de SANTARÉM PA-TÍRIOS PA –BROKOPONDO (SURINAME), tanto do lado brasileiros como guianês e surinamês em compensação permitiria que brasileiros se instalasem em GUIANA e SURINAME ;também  O  BRAIL poderia usar como ZONAS FRANCAS INTERNACIONAIS pra exportar sua produção os portos de ALBINA,NIEUW AMSTERDAM  e NIEUW NICKERIE em SURINAME ; assim como os portos de GEORGESTOWN,SPRINGLAND na GUIANA , ficando mais perto do CANAL DE PANAMÁ ,ÁFRICA,EUROPA,AMÉRICA DO NORTE e ORIENTE MÉDIO .Também intensificaria o comercio e o turismo com GUIANA e SURINAME
 
MARABÁ(PA)BRASIL,TERÇA FEIRA 13 DE AGOSTO DE 2019


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