BOLO DE TÂMARAS COM MOLHO DE CARAMELO E NATAS

Pré-aquecer o forno a 175 ºC. Untar uma forma de bolo inglês com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado.
Bolo: Triturar 250 g de pasta de tâmaras com quatro ovos e 60 g de manteiga sem sal amolecida até ficar homogéneo. Misturar 140 g de farinha de trigo com fermento, uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio, uma colher de sobremesa de fermento em pó, uma colher de sobremesa de essência de baunilha.  Verter na forma e levar ao forno durante 35 minutos. Deixar arrefecer e desenformar.
Molho: Levar num tacho ao lume 80 g de açúcar mascavado, 45 g de manteiga com sal, quatro colheres de sopa de nata. Mexer sempre, até engrossar. Aplicar sobre o bolo.
(Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?”)
Bolo de tâmaras com molho de caramelo e natas
créditos: AA

TIGELINHAS DE AVEIA, CARAMELO DE TÂMARAS E CHOCOLATE

Para a base: triture 300 g de flocos de aveia sem glúten e 250 g de cajus até ficarem grosseiramente picados. Junte oito tâmaras sem caroço, 100 g de óleo de coco derretido e uma pitada de sal e triture até formar uma pasta. Leve ao frio durante 15 a 20 minutos para que a mistura fique mais fácil de trabalhar.
Para o caramelo de tâmaras: Triture, até obter uma pasta cremosa, 160 g de tâmaras, uma colher de sopa de manteiga de amêndoa ou de caju, uma colher de sopa de água morna, uma colher de café de essência de baunilha e uma pitada de sal. Reserve.
Coloque 200 g de chocolate negro (70% de cacau) numa taça em banho-maria e vá mexendo até que fique derretido.
Forre forminhas de mini queques com papel. Cubra o fundo e os cantos com a mistura de aveia pressionando bem para formar uma tacinha.
Recheie com uma colher de sobremesa do caramelo de tâmaras e termine com uma colher de sobremesa de chocolate derretido para cobrir o topo.
Leve ao frigorífico durante 20 minutos ou ao congelador para comer como um mini gelado.
(Fonte: Livro "Equilíbrio", da autoria de Mafalda Rodrigues de Almeida)
Tigelinhas de aveia, caramelo de tâmaras e chocolate

TÂMARAS RECHEADAS COM MANTEIGA DE AVELÃ

Para a manteiga de avelã, torre 300 g de avelãs no forno até ganharem cor. Espere que arrefeçam.
Num robô de cozinha, triture-as até se tornarem manteiga. Vá parando o equipamento de vez em quando e faça descer com a espátula as avelãs que ficam nas paredes do copo.
Repita o processo várias vezes. A gordura das avelãs vai fazer com que o fruto se converta numa pasta em poucos minutos.
Para a opção de avelãs e cacau, junte à manteiga que acabou de fazer, uma colher de sobremesa de pepitas de cacau cru e uma colher de sopa de óleo de coco. Pode utilizar os 300 g de avelãs indicados na receita, para fazer metade com cacau e metade simples.
Retire o caroço a seis tâmaras medjool e recheie-as com os preparos anteriores.
(Fonte: Livro "Cozinha de Verão")
Medjol com manteiga de avelã

BOLO DE TÂMARAS E ARANDOS

Bolo: Coloque duas saquetas de chá de camomila em 300 ml de água a ferver, juntamente com a casca de uma laranja (sem a parte branca para não amargar) e deixe repousar durante uns três minutos. Retire os sacos e adicione 250 g de tâmaras descaroçadas e 200 g de arandos desidratados. Deixe repousar durante cerca de dez minutos. Aproveite para ligar o forno a 180 ºC.