quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Proteção à propriedade intelectual da China desempenha um papel importante no desenvolvimento do país

Proteção à propriedade intelectual da China desempenha um papel importante no desenvolvimento do país

Published: 2018-12-11 17:49:07
Comment 
Share
00:00/00:00

O Gabinete de Imprensa do Conselho de Estado da China disse hoje (11) em entrevista coletiva que a proteção à propriedade intelectual da China tem desempenhado um papel cada vez mais importante no desenvolvimento do país.
Nos últimos 40 anos após a reforma e abertura, a China já se tornou uma potência na área de propriedade intelectual. Segundo dados estatísticos, o número de pedidos de patente na China ultrapassou 1,3 milhão em 2017, o maior número do mundo em sete anos consecutivos. Mais de 500 mil patentes da China foram entregues à plataforma internacional através do Tratado de Cooperação de Patentes. Ao mesmo tempo, a taxa de exportação de propriedade intelectual da China atingiu US$4,7 bilhões.
A supervisora de propriedade intelectual do Grupo Lenovo, Chen Yuanqing, disse na entrevista coletiva que a propriedade intelectual é importante para elevar a competitividade das empresas chinesas na concorrência internacional. O Lenovo produziu o primeiro laptop com uma tela dobrável de 360 graus em 2012. Nos próximos anos, algumas empresas concorrentes do Grupo Lenovo apresentaram produtos semelhantes.
“O produto foi apresentado em 2012, mas o conceito dele já havia sido criado em 2005. Naquele tempo, nós começamos a entregar pedidos de patente às autoridades relacionadas. Finalmente conseguimos a propriedade intelectual desse produto. Entre 2012 e 2014, já não havia laptop com tela dobrável de 360 graus no mercado. Isso significa que a nossa patente obteve vantagem na área por dois anos no mercado mundial.”
O ex-diretor do departamento de regulamentos do Escritório de Propriedade Intelectual da China, Yin Xintian, disse que o número de pedidos de patente da China em 2016 ultrapassou a soma dos números entregues pelos EUA, Japão, Coreia do Sul e União Europeia.
“Nós não devemos ficar cegamente otimistas com a nossa vantagem no número de patentes. A qualidade das patentes é algo que precisamos buscar. O nosso governo aplica muitas medidas voltadas a esse aspecto, na tentativa de diminuir os pedidos de patente de má qualidade.”
Chen Yuanqing disse que nos últimos anos, a China conseguiu uma série de tecnologias-chave de propriedade intelectual própria em áreas como telecomunicação, tecnologia aeroespecial, trem-bala e energia nuclear.
“Como uma empresária, eu testemunho as medidas positivas tomadas pela China para elevar a qualidade das patentes e cultivar a força motriz nas áreas-chave, para que a inovação seja transformada em tecnologia com alta eficiência.”
Para Chen Yuanqing, o futuro da propriedade intelectual da China é muito brilhante.
Tradução: Li Jinchuan
Revisão: Layanna Azevedo

Comments

Share

Galeria de Fotos

Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário