A deputada federal Dayane Pimentel (PSL/BA) se reuniu com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o astronauta Marcos Pontes, e questionou, na tarde desta terça-feira (19), quais são as principais políticas do novo Governo Federal para acabar com o sofrimento da população que enfrenta a seca no Nordeste.
Dayane salientou a importância do Ministério para acabar com a situação grave de falta de água que prejudica a vida dos baianos. “Como baiana e conhecedora da vida do sertanejo, temos que ter uma alternativa para a seca na Bahia, e a tecnologia pode ser a nossa grande aliada nisso”, salientou a parlamentar.
Pontes disse à deputada que o ministério utilizará tecnologia para captação e tratamento de água dos lençóis freáticos e que também utilizará tecnologia israelense para a dessalinização e uso de água do mar.
O ministro disse à parlamentar baiana que, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, equipes do seu ministério e dos ministérios da Economia, DesenvolvimentoRegional, Educação, Cidadania, Agricultura e Meio Ambiente já estão reunidos para resolver os problemas da região.
Pontes também aproveitou a ocasião e anunciou que o governo está avançando em uma grande parceria com o Estado de Israel, que deverá ajudar na instalação, no Nordeste, de uma usina piloto de dessalinização de água do mar. No ano passado, por conta da seca, 134 cidades da Bahia decretaram situação de emergência devido à falta de água.
Dayane, que é professora, também salientou a necessidade de promover urgentemente uma educação inovadora por meio de incentivos e pesquisas. “Com mais tecnologia e mais qualidade, nossas escolas terão condições para a promoçãodo ensino. O povo quer e merece emprego e qualidade de vida. Conto com o apoio desse Ministério”, disse a deputada ao ministro Marcos Pontes.